O Cataclisma de Outra Época

Sob um céu estrelado, vejo um mundo diferente do que costumava ver, muita coisa mudou, eu mudei, e hoje, sentado a beira do mesmo mirante, contemplo o mesmo quadro sob outra perspectiva. Consigo ir além dos simples pontos de luz que afugentam a escuridão da noite, percebo seus contornos e os desenhos que formam, vejo o caminhar afobado de pessoas com medo daquilo que nem sabem se existe, observo o movimento daqueles que invadem o palco durante o silêncio da madrugada para também atuarem neste imenso teatro. Vejo uma cidade que não dorme, mas que está imersa em sonhos.

E lá do alto tudo parece ínfimo em relação à magnitude daquilo que a vista alcança, e menor ainda em relação àquilo que a imaginação pode criar.

O tempo já não tem mais o mesmo peso de antigamente; é como se eu houvesse criado uma medida de tempo própria, diferente da que me foi apresentada quando jovem, não calculada em segundos, horas ou dias, mas contada com base nas mudanças de velhos hábitos, na realização de meus desejos, na convivência com amigos e família, e até mesmo em cada copo de café que acompanha um pensamento ou outro. Me caiu bem, me despreocupou de muitas preocupações.

Daqui de cima a vida tem uma beleza diferente, é cheia de vida além da vida e ordenada em seu próprio caos.

Durante o dia, gosto de me sentar aqui e acompanhar o fluxo das pessoas; almas transitando de um lado para outro, cada uma com sua história, cada uma com sua visão sobre mundo que as cerca. Fico imaginando o que se passa na vida destas pessoas, que problemas as afligem, quem as estará esperando quando voltarem para suas casas, o que haverão comido no café da manhã, o que as faz sorrir mesmo estando em um dia difícil. Há tanta coisa que não sei sobre aqueles que compartilham esta existência comigo.

Cada um carrega um mundo inteiro dentro de si, como se fossem livros de história sendo escritos em tempo real, relatando fatos de uma mesma época, mas com diferentes pontos de vista.

[Vitor Uemura]

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram